Skip to content

20/11 – Dia Nacional da Consciência Negra

20 de novembro de 2021

O mês de novembro é muito importante para a pauta do movimento negro, pois, no dia 18 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Combate ao Racismo e, no dia 20 de novembro, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

O patrono do Dia Nacional da Consciência Negra é Zumbi dos Palmares, um grande símbolo da resistência e luta dos negros escravizados no Brasil por liberdade, direitos religiosos e culturais, que também foi o líder de uma das maiores comunidades de refugiados negros do Brasil colonial, o quilombo dos Palmares. Por isso, a data de sua morte, 20/11/1695, foi escolhida para representar o Dia da Consciência Negra.

A data celebrativa, instituída por meio da Lei nº 12.519, de 10/11/2011, é fruto do entendimento do movimento negro de que o dia 13/05/1888, data que marca a Abolição da Escravidão no Brasil, não representava a luta dos negros pela própria liberdade, já que o processo histórico que culminou na abolição da escravidão foi organizado por brancos, continha interesses econômicos subjacentes e não criou mecanismos para a inclusão social e política dos negros na sociedade brasileira.

O Dia da Consciência Negra, como data cívica, é fundamental para sempre manter aquecidos os debates sobre o racismo estrutural existente na sociedade brasileira, assim como para celebrar personalidades negras do Brasil de grande projeção, como é o caso de Luís Gama, Carolina Maria de Jesus, Lélia Gonzalez, Milton Santos, dentre tantos outros.