Skip to content

Este mês celebra 50 anos de um marco para a comunidade LGBTQIAP+

28 de junho de 2021

O mês de junho é celebrado mundialmente como mês do orgulho LGBTQIAP+ pois foi no dia 28/06 de 1969 que policiais realizaram uma violenta batida em frente ao bar Stonewall Inn, na cidade de Nova Iorque, na época frequentado, especialmente, por gays, lésbicas e transexuais.

Naquela noite, os presentes protestaram contra a agressividade dos policiais, em um confronto que ficou conhecido como a Rebelião de Stonewall, comemorada até hoje com paradas do orgulho LGBTQIAP+ em todo o mundo.

Marsha P. Johnson e Sylvia Rivera são duas das lideranças da Revolução de Stonewall, ambas mulheres trans não brancas, um grupo ainda hoje marginalizado e que, no Brasil, viu poucos avanços em seus direitos.

Ostentamos dados alarmantes: somos a nação que mais mata mulheres trans no mundo. A expectativa de vida de uma transexual no Brasil é hoje de 35 anos*, média 40 anos** mais baixa do que a de mulheres cisgênero no país.

Apesar deste cenário, a luta da comunidade LGBTQIAP+ segue firme. Exemplo disso foram as eleições de 2020, quando 30 transexuais se elegeram em cargos nas câmaras municipais brasileiras, uma delas eleita como a vereadora mais votada da história de Belo Horizonte (MG).

Para saber mais sobre a Revolução de Stonewall, conhecer a história de sua liderança e a luta da comunidade LGBTQIAP+, confira a curadoria de conteúdos preparada pela nossa Task Force de Pluralidade e Inclusão.

Filmes e documentários: 

▸ Stonewall Uprising (2010);
https://lnkd.in/exaGxvB

▸ A Morte e a Vida de Marsha P. Johnson (2017);
https://lnkd.in/enD2FGD

▸ Sylvia Rivera: a Tribute
https://lnkd.in/eiipwXx

▸ The Stonewall You Know Is a Myth. And That’s O.K. | NYT Celebrating Pride: https://lnkd.in/e67rpka

Podcasts:

▹ Making Gay History: https://lnkd.in/eCBpM94

▹ Todas as Letras: https://lnkd.in/ep4msQD

Fontes
*in Relatório “Mortes Violentas de LGBT+ no Brasil em 2019”, do Grupo Gay da Bahia
** Dados da Antra – Associação Nacional de Travestis e Transexuais