Tão logo a MAMG Advogados foi criada, uma das prioridades do escritório era a organização da sua prática pro bono, em linha com o propósito da MAMG e de seu entendimento em participar da transformação da sociedade.
Em nossa prática pro bono, todas(os) as(os) estagiárias(os), associadas(os) e sócias(os), bem como, para algumas atividades, membros de nossa área administrativa também podem participar, atuando em prol da defesa de direitos humanos e da cidadania e em favor do fortalecimento das organizações de sociedade civil.
Estabelecemos parceria com organizações reconhecidas e fazemos parte da rede nacional Instituto Pro Bono e da rede internacional TrustLaw, braço da Thomson Reuters Foundation.
A MAMG também tem criado parcerias e organizado projetos de cunho filantrópico para todas(os) colaboradores interessados em participar.
Veja abaixo lista de entidades atendidas e parceiras até o momento:
Instituto Vladimir Herzog – Desde 2009, o Instituto Vladimir Herzog defende a democracia, os direitos humanos e a liberdade de expressão. Conheça mais em: https://vladimirherzog.org/.
Instituto Terra – O Instituto Terra é uma organização civil sem fins lucrativos fundada em abril de 1998. É voltado para a restauração ambiental e o desenvolvimento rural sustentável do Vale do Rio Doce. Saiba mais em: https://institutoterra.org/.
Brazilians in Tech – A Brazilians in Tech é uma plataforma para conectar, encorajar e empoderar brasileiras estudando e trabalhando nas áreas de Ciência, Tecnologia, Computação e Engenharia. Conheça mais em: https://braziliansintech.com/.
Refúgio 343 – O Refúgio 343 é uma organização humanitária dedicada à reinserção socioeconômica de refugiados e migrantes, trabalhando com desenvolvimento social e ajuda humanitária através dos eixos de interiorização, educação e abrigamento, em resposta ao maior desafio migratório da história do hemisfério ocidental. Leia mais em: https://refugio343.org/.
Cidade dos Meninos em Campinas – A Cidade dos Meninos é uma instituição que atende aproximadamente 700 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, entre acolhimento e capacitação para iniciação profissional gratuita para crianças e adolescentes. Saiba mais em: http://site.esperancasemlimites.org.br/.
SanFran Social – A Sanfran Social é uma extensão da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo que fornece assistência jurídica gratuita a ONGs e instituições do Terceiro Setor. Veja mais em: https://www.linkedin.com/company/sanfransocial.
Insolar – Desde 2013, a Insolar promove a democratização do acesso à energia solar no Brasil através da instalação de painéis solares em comunidades de baixa renda, porém com grande potencial humano e energético. Saiba mais em: https://insolar.eco.br/.
Centro de Assistência Jurídica Saracura (CAJU) – O CAJU é uma entidade dos estudantes da FGV Direito SP voltada ao atendimento jurídico da população vulnerável e hipossuficiente e à defesa de causas ligadas à direitos humanos e acesso à justiça, criada em 2019. Saiba mais no Instagram e LinkedIn do CAJU, respectivamente: @cajufgv e Centro de Assistencia Juridica Saracura (CAJU).
Coletivo Arouchianos – O coletivo procura garantir a visibilidade, a ocupação sociocultural e política, assim como a demarcação como território político, social, artístico, cultural, turístico, econômico e histórico da comunidade LGBTHQIAPD+, com foco no centro da cidade de São Paulo (especialmente no Largo do Arouche). Conheça mais sobre as ações do Coletivo em https://pt-br.facebook.com/Arouchianos/.
Instituto BECEI – Fundado em 1995, o instituto conta com biblioteca que atende a comunidade de Paraisópolis. Ele também organiza campanhas de doação de alimentos e outros artigos. Saiba mais em https://pt-br.facebook.com/institutobecei/.
Liga Solidária – Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos que há 100 anos é movida pela crença de que uma sociedade mais justa e com mais oportunidade é possível se promovermos o encontro do amor, da solidariedade e do trabalho. São atendidos, direta e indiretamente, 24 mil crianças, jovens, adultos e idosos em situação de alta vulnerabilidade social, por meio de 9 programas sociais divididos em 4 eixos – Educação de Qualidade, Inclusão Produtiva, Vínculos Comunitários e Longevidade. Saiba mais em https://ligasolidaria.org.br/.